Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Vídeos com smartphone: não basta apenas apertar o play

smartphoneDesde que os telefones celulares passaram a servir para muito mais do que “apenas” fazer chamadas telefônicas, a prometida revolução tecnológica passou a estar, literalmente, na palma da mão de qualquer pessoa. Democraticamente, todos podem acessar a internet, fotografar e até filmar, tendo em mãos um só aparelho. Mas, para fazer um vídeo com o celular, não basta apenas apertar o play. É preciso ponderar e entender em quais situações o uso da gravação com smartphone é uma opção melhor que a gravação com equipamentos profissionais. Por isso, hoje o Blog da Mirabilis responde a algumas perguntas sobre o assunto:

 

Smartphone substitui o equipamento profissional?

Não. O smartphone é ótimo para algumas situações, mas quando é necessário ter uma boa qualidade de imagem e som, o ideal é optar por um equipamento profissional e por especialistas (câmeras, diretores de fotografia e outros). A textura da imagem, o tratamento e produto final são totalmente diferentes.

 

Quando o smartphone é a melhor opção?

Quando a informação é o mais importante, o smartphone é a escolha certa. Tanto assim que muitos jornalistas já usam esse equipamento para fazerem transmissões curtas, de notícias de última hora; ou quando não há possibilidade de ter em mãos um bom equipamento. O smartphone é portátil e fácil de ser usado. A montagem de um equipamento profissional, iluminação e áudio fará você perder o momento,  e a instantaneidade daquilo que quer apresentar. Em compensação, o produto final não será esteticamente elaborado.

 

Em que casos a opção deve ser pelo equipamento profissional?

Sempre que houver tempo para planejar e produzir um vídeo, o equipamento profissional dará mais qualidade final ao material. Importante  ter um bom equipamento que deve vir acompanhado de profissionais qualificados.Luz, Direção de fotografia, Luz, áudio e pós –produção snao fundamentais para que se obtenha um produto final de alta qualidade.

Para vídeos no Youtube, devo investir em equipamentos e profissionais especializados?

Muito se fala da simplicidade de um set de gravação para Youtubers, mas a verdade é que  há  famosos que fazem produções disfarçadas de gravações simples. Existem até mesmo estúdios especializados para youtubers, com equipamentos de ponta (estúdio, câmeras, mesa de som e iluminação). O auxílio de roteiristas também é comum.

 

Só tenho em mãos um smartphone. O que fazer para melhorar a qualidade do produto final? 

Pense em como iluminar melhor a cena, teste alguns recursos antes de gravar e use, se possível, um gravador de áudio de qualidade. Elabore um pequeno roteiro, tenha claro o objetivo daquela gravação antes de realizá-la.

 

Captei um vídeo com smartphone e a qualidade não ficou boa. O que fazer?

 

Primeiro faça uma analise se a imagem ficou fora de foco, tremida, até se vai valer a pena ir para a edição.

Quem poderá lhe dizer é um editor profissional.Para isso ele deve ter um equipamento de finalização poderoso.A questão é, vai valer a pena o investimento se não ficou bom?

Se for uma imagem que não é possível repetir, vc pode fazer ajuste de cor, ajustar a imagem, melhorar o áudio e assim por diante.

O mais importante é planejar sempre antes de fazer uma gravação.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *