Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

ABC do som: o áudio no vídeo institucional

Um áudio bem feito pode ajudar a transformar um vídeo em uma obra de arte. É o som que ajuda a dar o tom do vídeo: dramático, de suspense, com humor ou romântico, por exemplo. O aspecto que mais chama a atenção do leigo, em se tratando de áudio, é a trilha sonora, a música que embala as imagens.as, desde a captação do som durante as filmagens até a pós-produção, esse é um universo complexo e cheio de detalhes. Tanto assim que, no Oscar, por exemplo, há diferentes prêmios dentro da categoria sonorização: Trilha Sonora, Edição de Som e Mixagem de Som. Nem sempre o leigo conhece as diferenças. Trilha são as músicas do filme; mixagem é o trabalho que harmoniza os diálogos, cenas e trilhas; edição é apurar a qualidade dos sons. Sound Design é uma atividade multidisciplinar, que envolve trilha sonora, mixagem e equalização de áudio, sonoplastia e outros.

Para realizar esse tipo de trabalho, o profissional precisa conhecer todas essas técnicas e ter muito bom gosto e senso estético para harmonizá-las. Não é fundamental que tenha formação musical, mas esse conhecimento também soma-se a outros para incrementar a qualidade do produto final.

Há quem confunda engenheiro de som e engenheiro de áudio. O trabalho do primeiro é mais estrutural, montando caixas de som, microfones e outros. Já o engenheiro de áudio opera a mesa de som e equipamentos como o mixer, além de tratar o áudio (retirando ruídos e melhorando a qualidade do som).

Nas empresas que produzem vídeos corporativos, nem sempre é possível ter uma equipe tão grande. Por isso, os profissionais precisam ser muito bem preparados, prontos para exercerem atividades multitarefas. Em geral, a equipe de som conta com um profissional para captar o áudio e outro para a edição. Eles precisam ter uma visão e um conhecimento mais amplo, para que o resultado final, ao chegar aos ouvidos do público,  continue sendo de boa qualidade, mesmo quando aumentamos o volume do som.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *